segunda-feira, 17 de abril de 2017

Como escolher um bom shampoo?

Olá pessoal!!

Estou aqui para ajudar vocês a escolher um bom shampoo para o seu tipo de cabelo, porque como sabemos os cabelos não são iguais e é por isso que existe uma fórmula adequada para cada um.

 De acordo com estudos feitos por grandes marcas internacionais de cosméticos, existem oito tipos de cabelos diferentes, em função de características genéticas e também de condições externas, como o clima. 
Por conta da miscigenação e também pela enorme variação climática 7 desses tipos podem ser encontrados no Brasil. 
Você certamente se encaixa em um deles. Só que, além disso, cada tipo de cabelo pode apresentar problemas específicos em momentos diferentes, não é para menos que as empresas de cosméticos investem tanto em pesquisas, aprimorando fórmulas e buscando ingredientes específicos para cada caso. Por tudo isso, não é difícil ficar confuso na frente da prateleira da farmácia:
 Qual é o melhor shampoo para você, afinal? 

Para não errar simplifique... todos os shampoos são basicamente a mesma coisa: detergentes, apesar de conterem princípios ativos diferentes, esse é o ingrediente responsável pela função número 1 do produto, ou seja, limpar, o que muda e realmente faz diferença é a concentração desse detergente, para lavar os cabelos oleosos ele precisa ser maior e tem que ser mais leve para a higiene dos fios secos, vale a pena saber que todo shampoo também contém sal, mesmo os que dizem o contrário. É possível sim que algumas formulações contenham menos sal, mas nenhum produto cumpre bem a tarefa se não tiver essa substância na sua composição, injustamente acusado de agredir os fios o ingrediente adquiriu certa má fama. É verdade que o excesso de sal pode ressecar ligeiramente os fios, por isso se você tem cabelos alisados com reflexos ou com uma tendência natural ao ressecamento prefira os shampoos com pouco sal, é fácil identificar um produto assim porque ele espuma menos, por outro lado talvez você precisa repetir a lavagem por até 3 vezes até sentir que o couro cabeludo está mesmo limpo.
 Fundamental é verificar o PH, índice que indica se o produto é ácido, neutro ou alcalino, algumas marcas não trazem essa informação no rótulo, mas o bom resultado de uma lavagem está diretamente ligado a isso, cabelos muito oleosos, por exemplo, exigem shampoos com ph mais alto, que tem o poder de abrir as escamas dos fios e assim remover toda a oleosidade garantindo uma limpeza adequada, exatamente por isso os chamados shampoos anti-resíduos e também os de limpeza profunda sempre são levemente alcalinos, já para cabelos normais e também para os secos o ideal é que o produto tenha um PH neutro, menos agressivo para os fios, mas não menos eficiente na lavagem. Então é isso pessoal...

 ...agora é só comprar o shampoo ideal para o seu cabelo sem erro.
 Sigam o blog que por um bom tempo estarei postando dicas para os seus cabelos ficarem lindos e maravilhosos.

 Tchauzinhooo e até o próximo post qualquer dúvida deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário