quarta-feira, 22 de março de 2017

Doença trofoblastica gestacional

Oiii 🙋🙋, hoje vou falar de uma doença que tive recentemente, ainda estou em recuperação. 

A mola hidatiforme...
...é uma doença rara, acontece a 1 em cada 1.000 gestações, existem dois tipos dessa doença, a mola total, que é somente mola no útero e a mola parcial, que é quando tem o embrião mais a mola, essa que eu tive 😢.
Essa doença tem cura, mas se não tratada corretamente pode evoluir para um coriocarcinoma ultrapassando as paredes do útero se alojando em órgãos vizinhos, mais precisamente nos pulmões. O tratamento consiste em fazer a curetagem e a dosagem do beta hcg semanalmente (em uma gravidez molar o valor do beta é altíssimo, muito maior do que uma gravidez normal e durante o tratamento ele tem que baixar), e também, em casos evoluídos, é preciso fazer quimioterapia.

Eu não sei explicar muito bem como é a doença e o que é, pois até hoje, depois de 4 meses que tive a doença, pesquisando em sites e lendo todos os artigos possíveis, ainda não entendi o por que dessa doença? Qual o motivo? O que houve? Pois, nem os médicos sabem dizer as causas dessa anomalia, a doença ainda está em estudo, existem apenas possibilidades. 
Depois da cura total a mulher ainda pode engravidar normalmente, mas existe a possibilidade da mola voltar novamente. Os médicos pedem a espera de um ano para tentar uma nova gravidez.


 E eu estava tão feliz com minha gravidez e depois de dois meses de felicidade virou pesadelo. No próximo post vou fazer o relato da minha gravidez.

Vou deixar  o link, para baixar, de um artigo sobre a doença pra que vocês entendam melhor as possíveis causas e sintomas dessa doença.👇

http://bit.ly/2n1FwHF


E esse é o link de um grupo no Facebook com médicos especializados que estão sempre disponíveis para ajudar e tirar dúvidas sobre a doença.👇

Nenhum comentário:

Postar um comentário